Cristo à convivência das pessoas na igreja local, como também ao casamento, família a profissão. Também para essas situações Jesus é a paz.
Linguagem e estilo.
Não é possível que um autor use novas formas de expressão em uma nova situação. Isso pode ser causado pelas suas condições pessoais, mas muito mais pelas condições dos seus leitores. Afinal ele está escrevendo para a situação deles e querem eles o entendam. Colossenses é uma prova dessa capacidade de adaptação do apostolo Paulo.
Se alguém quer usar argumento contra um autor a linguagem não habitual do escrito em questão, precisa demonstrar que aquele autor não poderia em hipótese alguma, ter usado as termos do seu escrito . Seria muito difícil provar isso em relação a Efésios. O mesmo vale também para construções gramaticais.
Na verdade, o que chama a atenção é a diferença de estilo. Na primeira parte da carta, o que se destaca são os períodos longos e o acumulo de conceitos. Não teria sido possível que Paulo estivesse numa situação tranqüila, sem ter de defender o evangelho contra opositores, e formulasse a sua carta em forma de reflexão e de poesia?
Se de fato houve um imitador, como teria errado tão fragorosamente na primeira parte da carta? Não seria de se esperar um proximidade maior com os escritos do apostolo? Se houve esse imitador, foi um artista extra-ordinário.
Conclusão.
A carta aos Efésios e uma bela carta disso não tenho duvidas, mas as que eu tenho e de quem realmente a escreveu. Sei que a apenas uma hipótese sobre o assunto, não uma certeza. A plausibilidade pelas evidências do estilo e como Paulo aborda o assunto de que realmente não foi ele que a escreveu.
FOULKES,Francis. Introdução e comentário. Ed. Vida Nova. São Paulo, SP. 1981.
HORSTER, Gerhad. Introdução e síntese do Novo Testamento. Ed. Evangélica Esperança Curitiba Pr. 1996.
HALE, Broadus David. Introdução a Novo Testamento. Ed. Hagnus. São Paulo, SP. 2001
KUMMEL, Werner Georg. Introdução ao Novo Testamento. Ed, Paulus. São Paulo, SP. 1982.
VAUGHAM, Curtis. Efésio, comentário bíblico. Ed vida, EUA, Miami, Florida, 1986
ZERWICK, Max. A epistola aos efésios. 2a ª Ed. ,Vozes; .Petropolis, RJ. 1984
Nenhum comentário:
Postar um comentário